A nova geração do Hyundai i30 já foi mostrada no final de outubro, aqui no Guscar. Na época eu disse que o hatch médio era esperado para janeiro, embora algumas previsões mais pessimistas apostassem que ele só chegaria em junho ou julho.
Os otimistas estavam certos. De fato, o novo i30 começou a sua pré-venda no primeiro mês do ano. Mas somente agora está oficialmente à venda no mercado brasileiro, com os compradores que o encomendaram recebendo o seu carro.
Pena que vai ser difícil o i30 repetir a façanha do modelo anterior, que foi o mais vendido do seu segmento no país. A segunda geração começa custando R$ 75 mil, quase 20 mil reais mais cara que a antiga versão.
Pena que vai ser difícil o i30 repetir a façanha do modelo anterior, que foi o mais vendido do seu segmento no país. A segunda geração começa custando R$ 75 mil, quase 20 mil reais mais cara que a antiga versão.
O nível Completíssimo custa R$ 85 mil e adiciona teto solar, controles eletrônicos de estabilidade e tração, airbags laterais e de cortina, revestimento de bancos e volante em couro, freio de estacionamento eletrônico, ar-condicionado automático com duto para a traseira, banco do condutor com ajustes elétricos, faróis de xenônio com autoacendimento e botão de partida.
O novo i30 tem linhas retas, mas o conceito de escultura fluída, característico da Hyundai, está nas formas dos faróis, vincos laterais e extensões das lanternas horizontais (eram verticais, invadindo o vidro traseiro). Quem não conhecia o novo i30 vai achar que ele é cópia do compacto HB20, mas foi o hatch nacional quem se inspirou no médio importado, apresentado em 2011.
Seu comprimento é de 4,30m e a largura 1,78m, maiores até que o i30 antigo. A altura, no entanto, baixou para 1,49m. A distância entre-eixos foi mantida em 2,65m.
O interior do i30 é mais caprichado e sofisticado do que o HB20, com muitos detalhes em alumínio. Mas o plástico também domina o ambiente. O espaço interno melhorou com o quase nivelamento do assoalho e acomoda bem três adultos. Já o porta-malas tem capacidade para 378 litros. Antes tinha 340.
Outro defeito do novo i30, além do preço, é a troca do motor 2.0 16v pelo 1.6 16v Flex de 122 e 128 cv, o mesmo do HB20. O problema é que o compacto pesa 1 tonelada com câmbio automático, enquanto o i30 pesa 1.210 kg. A vantagem do médio é que a transmissão é automática de seis marchas e de série, enquanto que o HB20 tem apenas 4 marchas no câmbio sem embreagem.
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