TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


O nome é inédito, mas o BMW Série 4 nada mais é que a versão cupê da nova geração do Série 3, que sempre manteve o nome com as duas portas. Aliás, ele nasceu somente assim em 1975. Agora, terá apenas quatro. O Série 4 também vai batizar a versão conversível e - na próxima geração, pois nesta já foi lançada com o antigo nome - o hatch luxuoso GT.



Bem, "nada mais" foi força de expressão, pois o novo Série 4 é mais esportivo que o 3 e não é apenas por ser um cupê de duas portas. Ele é mais largo que o sedã. Parece mais musculoso. Como se fosse um carro preparado para corrida. Tem 4,64m de comprimento (2 cm mais que o Série 3), 1,83m de largura (2 cm a mais), 1,36m de altura (7 cm mais baixo) e 2,81m de distância entre-eixos (que é a mesma). Em comparação ao antigo Série 3 Coupé, o modelo está 2,6 cm maior, 4,3 cm mais largo, 1,6 cm mais baixo e com distância entre-eixos aumentada em 5 cm.


Os faróis ligados à grade (padrão estético que será adotado em todos os futuros carros da marca) são iguais aos do sedã, mas o para-choque é um pouquinho mais agressivo. E ainda há uma entrada de ar nos para-lamas dianteiros. Dá pra dizer que o Série 4 é outro carro. O interior é basicamente o mesmo do Série 3, entretanto os bancos do cupê são mais esportivos, com abas laterais mais pronunciadas.


 Como toda linha BMW, o motor já não identifica a nomenclatura das versões. Com exceção da 420d, que terá motor 2.0 turbodiesel de 184 cv e, futuramente, o 420i com 2.0 a gasolina com a mesma potência, o 428i terá um 2.0 turbo de injeção direta com 245 cv e o 435i usará o 3.0 biturbo de seis cilindros em linha e 306 cavalos, que acelera até 100 km/h em 5,1 segundos. Os últimos movidos a gasolina. 

Todos terão o sistema Start Stop, que desliga o motor nas paradas breves. O 420d faz um consumo de 21,6 km/litro. O câmbio poderá ser manual de seis marchas ou automático sequencial de oito. As versões a gasolina terão opção de tração 4x4, pois a básica será a tradicional traseira.

O Série 4 vai acabar com a já mítica versão M3 Coupé, que existia desde os anos 80. No entanto, provavelmente, terá a M4. Por enquanto a versão mais potente será a 435i. O esquema de adotar número par para as versões cupê de três volumes, que já o Série 6, será usado também com o compacto Série 1. Tal versão será chamada de Série 2.