TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


O Ford New Fiesta Sedan - que agora tem a frente ao estilo Aston Martin, seguindo o irmão hatch e o luxuoso Fusion - pode ser chamado de "O carro do por enquanto". Por enquanto, ele continua vindo importado do México. Só será fabricado em São Bernardo do Campo (SP) se tiver retorno comercial. 

Para isso vai ter que enfrentar Chevrolet Sonic, Fiat Grand Siena, Hyundai HB20S, Honda City e Nissan Versa. Daí a reestilização para dar mais vigor contra os concorrentes. 


Outro vigor vem do único motor Sigma Flex 1.6, que, contrariando o "por enquanto", já adotou o sistema TiVCT do hatch, com duplo comando variável das válvulas, tanquinho de partida a frio e 125 cavalos de potência com gasolina e 130 cv com álcool. O câmbio também já foi renovado com a oferta opcional da transmissão automatizada Powershift de seis marchas e dupla embreagem. Por enquanto, o 1.5 só deve vir se o sedã passar a ser produzido aqui. Também, por enquanto, não haverá versões mais simples.


Além da nova grade enorme e hexagonal, o New Fiesta mudou o para-choque, que agora incorpora faróis de neblina de verdade e não mais aqueles filetes de LED. Na traseira, mudou a tampa do porta-malas, a extensão das lanternas ficou maior e o para-choque ganhou um par de refletores e um friso cromado entre ele. As rodas também são novas.


New Fiesta 2011

No interior, o painel manteve a cobertura emborrachada. Por enquanto, o acabamento é superior ao do hatch. Mas, infelizmente, deve ser simplicado se for nacionalizado. Não se pode dizer se a tela do sistema multimídia Sync vai continuar "por enquanto" pequena ou será substituída por uma maior, como os modelos vendidos nos Estados Unidos, México e até Argentina. 

O novo New Fiesta Sedan começa com as versões SE (que já batizava a versão única desde 2010) e Titanium.

Painel do hatch nacional

O SE vem de série com controle eletrônico de estabilidade e tração, bolsas infláveis frontais, freios com sistema antitravamento (ABS) e distribuição eletrônica de força entre os eixos (EBD), fixação Isofix para cadeiras infantis, faróis de neblina, rodas de alumínio de 15 pol, direção com assistência elétrica, controle elétrico dos vidros com fechamento a distância, travas e retrovisores com comando elétrico, alarme com ultrassom, assistente de partida em rampa, ar-condicionado automático, rádio/toca-CDs com MP3 e interface Bluetooth para telefone celular, sistema Sync com comandos de voz em português e volante ajustável em altura e distância.


O Titanium acrescenta cinco bolsas infláveis (laterais nos bancos dianteiros, cortinas laterais e bolsas para os joelhos do motorista), rodas de alumínio de 16 pol, revestimento em couro para bancos e volante, controlador de velocidade, faróis e limpador de para-brisa com acionamento automático, sensores de estacionamento na traseira e retrovisor interno fotocrômico, além de grade dianteira cromada e painel com seções em preto brilhante. 

Com garantia de três anos, o New Fiesta Sedan custa a partir de R$ 49.990 (o SE manual), seguindo os R$ 53.640 pedidos pelo SE com Powershift, R$ 55.340 o Titanium manual e o Titanium Powershift saindo por R$ 58.990. Mais caro que o Fiesta com frente antiga, não deve aumentar mais quando chegar às concessionárias no final deste mês. Por enquanto.


Pontos Fortes 

+ Estilo
+ Acabamento
+ Motor

Pontos Fracos 

- Espaço interno
- Porta malas
- Desempenho

FICHA TÉCNICA


Motor: transversal, gasolina e álcool, 4 cilindros, VVTi, 1.597 cm³, 16 v
Potência: 125 (gasolina) e 130 cv (álcool)
Câmbio: manual de cinco marchas ou automatizado Powershift de seis marchas e dupla embreagem
Velocidade máxima: 190 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 12 segundos (manual)
Consumo com gasolina: 11,2 km/litro na cidade e 14,1 km/litro na estrada
Consumo com álcool: 8,0 km/l e 9,7 km/l na estrada 
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,41/1,72/1,47 /2,49 metros
Porta-malas: 465 litros
Tanque: 52 litros
Preços: R$ 49.990 (SE manual) / R$ 53.640 (SE Powershift) / R$ 55.340 (Titanium manual) / R$ 58.990 (Titanium Powershift)