TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO

Depois de sequer ter sido finalista no ano passado, a Audi retomou o seu domínio entre os motores acima de 2.0 e conquistou o seu sexto título. A marca alemã das quatro argolas, em toda a história da categoria lançada em 2006 (para 2007), só perdeu para o 3.6 boxer do Porsche 911 na primeira eleição e no ano passado para o Duratorq 3.2 turbodiesel da Ford Ranger, que nem voltou para defender o título. A Audi também já ganhou com um motor cinco cilindros, V6, V8 e V10.


O vencedor deste ano foi um segundo V8: o 4.0 TFSI, biturbo e injeção direta, que equipa o sedã A6, o fastback de quatro portas S7 Sportback e a perua RS6 Avant. A antiga geração desta última, de 2008, usava um bruto V10 5.0 de 580 cv, mas a Audi fez um downsizing.


Nos dois primeiros, o novo V8 rende 420 cavalos de potência e torque de 56,1 kgfm, mas para a RS6 o propulsor chega aos 560 cavalos, com torque de 71,4 kgfm. Seu principal destaque o sistema que desliga metade dos oito cilindros (mais precisamente os cilindros 2, 3, 5 e 8) para economizar combustível. É o cylinder on demand (COD), ou cilindro por demanda.

Nos S6 e S7, este motor campeão é associado a um câmbio automatizado S-Tronic de dupla embreagem e sete marchas. Na RS6 tem oito. A tração é integral. Segundo a revista Quatro Rodas, a perua, que é descendente da saudosa RS4 dos anos 90, acelera de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos e retoma entre 80 e 120 km/h em 2,4 segundos. A velocidade máxima é limitada a 305 km/h com o pacote opcional Dynamic Plus. Basicamente, o limite é de 250 km/h, que sobe para 280 km/h com o Dynamic.

O COD não fez milagres no consumo de 6,8 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada, mas a emissão de poluentes diminuiu. Mais detalhes sobre a RS6 você lerá no post de Carro Premium do Ano que ela conquistou este ano.

O motor 4.0 TFSI somou 102 pontos e derrotou propulsores de dois utilitários esportivos, como o 3.0 turbodiesel do Jeep Grand Cherokee (vice-campeão, com 62 pontos) e o 3.3 V6 do Hyundai Santa Fe (quarto colocado, com 39). O terceiro lugar ficou para o 2.4 de 16v do Honda Accord, com 57.



Vencedores:

2014 - Audi V8 4.0 TFSI (S6, RS6 e S7)
2013 - Ford Duratorq Turbodiesel 3.2 20v (Ranger)